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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Gincana de Desenvolvimento Motor



Projeto Gincana de Desenvolvimento Motor

Projeto de Gincana para promover a interação, socialização, e desenvolvimento motor nos alunos do ensino fundamental. Elaborado e aplicado pela Professora de Educação Física Elisângela Souto na Escola Estadual de Ponte Firme em Agosto de 2012.
I GINCANA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DA ESCOLA ESTADUAL DE PONTE FIRME.
I - APRESENTAÇÃO

A Escola Estadual tem em suas metas a inclusão do educando no âmbito sócio-educacional, tendo como objetivo o seu desenvolvimento integral como aluno e como cidadão. Também como parte das propostas educacionais, existem realizações de atividades extra-curriculares durante o período letivo, que de forma interdisciplinar fomenta o aprendizado do aluno, a partir de eventos desportivos, científico, de conscientização e valorização cultural.O Projeto Gincana de Desenvolvimento Motor,é um programa de atividades a ser realizado no 3º bimestre letivo, com a aplicação de atividades programadas de competição entre equipes, com alunos do ensino fundamental, formadas e referenciadas por cores.Esta ação tem como meta promover dias de lazer, com varias atividades competitivas em forma de gincana para os alunos matriculados nesta instituição, tendo em vista a importância da ludicidade como ferramenta na educação.  Pois estas,  envolvem habilidades e capacidades físicas, noções de valores e respeito, cooperatividade, companheirismo, e a socialização entre os participantes. Que são qualidades imprescindíveis para a formação do aluno como pessoa no contexto social.



II - JUSTIFICATIVA

A escola tem exercido o seu papel fundamental ao promover a educação, buscando a interação e integração de seus alunos, desenvolvendo o respeito e interesse pela instituição, mantendo assim a credibilidade pelo trabalho realizado no processo ensino-aprendizagem, tendo como ferramenta fundamental para oferecer uma escola mais interativa e atrativa, as Gincanas, jogos e recreações, que podem proporcionar além de momentos de lazer e alegria, o contato do aluno com a instituição de ensino, “pois a sua escola é a extensão de sua casa”.

III - OBJETIVO GERAL

Promover dias de lazer e entretenimento para os alunos da Escola Estadual de Ponte Firme, contextualizando a prática esportiva, e prática de gincana como uma forma de estimulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social.

IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver os valores éticos e morais, fomentando a solidariedade e os cuidados com o ambiente escolar.
  • Estimular o espírito de participação, respeitando as limitações e individualidade biológica, com ações motivadoras para o aumento da auto-estima;
  • Desenvolver a imaginação criadora do aluno e a sua identidade lideraria;
  • Desenvolver o espírito competitivo, cooperativo e o trabalho em equipe.


V - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Dia 09/08/12
1º ETAPA
  • Trajeto em zigue – zague com cones
  • Pulos alternados com  2 e 1  
  • Saltando sobre as barreiras
  • Passando sobre a ponte estreita
  • Enchendo o balão e após estourando na cadeira com o bumbum.
A equipe que terminar o circuito em menor tempo vence.
2º ETAPA
  • Cada equipe correrá com a bola na mão direita e encostará a bola na grade da quadra e voltará com a bola na mão esquerda e entrega para o colega que fará o mesmo trajeto a equipe que terminar primeiro vence a 2º etapa.
Dia 16/08/12
3º ETAPA
  • Trajeto em que o aluno treina o equilíbrio, a postura, a coordenação motora, desenvolvendo a lateralidade, orientação espacial e temporal, ao fim do trajeto deve tentar acertar a bola de basquete dentro de um bambolê que estará fixado com cordas nas grades do gol cada acerto é acrescido 10 pontos para a equipe, a equipe em que fizer o trajeto em menor tempo vence.
4º ETAPA
As equipes divididas em filas estarão com uma bola ao sinal do apito, cada aluno deve passar a bola para o colega em movimentos alternados por cima e por



·         baixo, até que todos tenham feito o movimento, e o último ser o primeiro vence a equipe que fizer em menor tempo.
Dia 22/08/12
5º ETAPA
  • Corrida do saco, estabelecido o percurso no chão com uma linha de partida e de chegada, ao sinal de partida cada um entra dentro do saco, segurando-o com as mãos e deslocam-se em direção ao integrante da equipe que estiver atrás da linha de chegada, a equipe que fizer em menor tempo vence.
6º ETAPA
  • Bola na colher, cada participante terá que levar uma bolinha na colher para o companheiro de equipe que estará a uma distancia de 3 metros, a equipe que fizer em menos tempo vence.
Dia 23/08/12
7º ETAPA
  • Duas colunas com números iguais de alunos. Colocam-se os dois cones, alguns metros à frente das colunas, com os dois chapéus de caubói em cima, por último, as gravatas preparadas para serem colocadas no pescoço (espaço que passe pela cabeça dos alunos). Os primeiros alunos de cada coluna estarão "montados" em seus cavalinhos de pau. Ao sinal da professora, se deslocarão até os seus cones, colocarão a gravata (sem apertar o nó), botando o chapéu na cabeça, e deverão voltar até o seu segundo colega da coluna. Após a troca (passam-se o cavalo, a gravata e o chapéu), aquele que recebê-los deverá ir até o cone, deixar o chapéu e a gravata, voltar em seu cavalo até o próximo colega; assim, sucessivamente, até chegar ao último. Estaremos melhorando a habilidade física, a lateralidade, promovendo socialização e descontração.


8º ETAPA
  • Cada equipe montará dois quebra-cabeças, sendo no total quatro quebra-cabeças, lembrando que nesta etapa apenas dois alunos de cada equipe tocarão nas peças do quebra-cabeça os demais o ajudarão apenas indicando onde cada peça poderia ser colocada, vence a equipe que terminar em menor tempo.
9º ETAPA
·         As equipes divididas em filas estarão cada uma com um bambolê ao sinal do apito, cada aluno deve passar o bambolê para o colega em movimentos alternados por cima e por baixo, até que todos tenham feito o movimento, e o último ser o primeiro vence a equipe que fizer em menor tempo.
Dia 29/08/12
10º ETAPA
·         Duas colunas, a uma distância de quatro metros, serão colocados nove bambolês alinhados como o jogo da velha ao sinal do apito os alunos iniciais saem correndo e sentam dentro de um bambolê, ao sentar o próximo de cada coluna corre e senta dentro de um bambolê, e assim sucessivamente, com o objetivo de fazer o jogo da velha, vence a equipe que tiver maior pontuação nesta etapa.
11º ETAPA
·         Duas colunas e um participante a frente de cada coluna, como sendo o alvo a uma distância de três metros, ao sinal do apito cada participante um a um lançará o arco em direção ao alvo. Será feito somente um lançamento por participante. No final de todos os lançamentos conta - se o número de arcos colocados em cada alvo. Ganha a equipe que conseguir o maior número de arcos colocados no alvo.
12º ETAPA
Duas colunas e á uma distância de três metros serão colocados dois objetos ( dois sapinhos de pelúcia), ao sinal da professora  os primeiros de cada coluna saem correndo em direção aos objetos pegam e voltam para entregar nas mãos
·         saem correndo em direção aos objetos pegam e voltam para entregar nas mãos do participante seguinte. Este, por sua vez, sai correndo, coloca o objeto no lugar que estava e volta para a coluna, batendo as mãos nas mãos estendidas do participante seguinte. Feito isso, se dirige para o final da coluna. E a atividade continua. Ganha a equipe que conseguir chegar primeiro com o participante que iniciou a brincadeira.
13º ETAPA
·         Duas colunas, sendo que cada participante segura com o braço esquerdo no ombro esquerdo do participante á frente, e com a mão direita segura o pé direito, será posicionado uma cadeira para cada equipe á cada coluna. Ao sinal da professora, cada coluna corre saltando somente com o pé esquerdo contorna a cadeira e volta á posição inicial. Será vencedora a equipe que conseguir chegar primeiro a posição de partida, sem desmanchar a centopéia.
14º ETAPA
·         Boliche, serão alinhados seis pinos em formação triangular onde cada participante terá uma única chance para arremessar a bola em direção aos pinos para derruba-los. A equipe que conseguir derrubar a maior quantidade de pinos vence a décima quarta etapa.
Dia 30/08/12
15º ETAPA
·         Cada equipe apresentará uma coreografia, escolhida e ensaiada pelos mesmos. A pontuação será válida para as equipes que participarem desta etapa.
Ao fim da 15º etapa, será feito o encerramento da gincana com muita música, danças, e coreografias apresentadas aos alunos pela professora Elisângela Souto.




VI- RECURSOS MATERIAIS

Cones
Garrafa pet 2 l
Barbante
Eva
Cadeira
Balões
Bola de vôlei
Fita crepe
Bola de basquetebol
Bambolês
cordas
giz
Bola plástica
Quebra-cabeças
Bola pequena
Saco de plástico grosso
Colher de sopa
Cavalinho de madeira
chapéu
gravata
Sapos de pelúcia
Bola e Pinos de Boliche

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