Projeto Gincana de Desenvolvimento Motor
Projeto de Gincana para promover a interação,
socialização, e desenvolvimento motor nos alunos do ensino fundamental.
Elaborado e aplicado pela Professora de Educação Física Elisângela Souto na
Escola Estadual de Ponte Firme em Agosto de 2012.
I GINCANA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DA
ESCOLA ESTADUAL DE PONTE FIRME.
I - APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual tem em suas
metas a inclusão do educando no âmbito sócio-educacional, tendo como objetivo o
seu desenvolvimento integral como aluno e como cidadão. Também como parte das
propostas educacionais, existem realizações de atividades extra-curriculares
durante o período letivo, que de forma interdisciplinar fomenta o aprendizado
do aluno, a partir de eventos desportivos, científico, de conscientização e
valorização cultural.O Projeto Gincana de Desenvolvimento Motor,é um programa
de atividades a ser realizado no 3º bimestre letivo, com a aplicação de
atividades programadas de competição entre equipes, com alunos do ensino
fundamental, formadas e referenciadas por cores.Esta ação tem como meta
promover dias de lazer, com varias atividades competitivas em forma de gincana
para os alunos matriculados nesta instituição, tendo em vista a importância da
ludicidade como ferramenta na educação. Pois estas, envolvem
habilidades e capacidades físicas, noções de valores e respeito,
cooperatividade, companheirismo, e a socialização entre os participantes. Que
são qualidades imprescindíveis para a formação do aluno como pessoa no contexto
social.
II - JUSTIFICATIVA
A escola tem exercido o seu papel
fundamental ao promover a educação, buscando a interação e integração de seus
alunos, desenvolvendo o respeito e interesse pela instituição, mantendo assim a
credibilidade pelo trabalho realizado no processo ensino-aprendizagem, tendo
como ferramenta fundamental para oferecer uma escola mais interativa e
atrativa, as Gincanas, jogos e recreações, que podem proporcionar além de
momentos de lazer e alegria, o contato do aluno com a instituição de ensino,
“pois a sua escola é a extensão de sua casa”.
III - OBJETIVO GERAL
Promover dias de lazer e
entretenimento para os alunos da Escola Estadual de Ponte Firme,
contextualizando a prática esportiva, e prática de gincana como uma forma de
estimulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social.
IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver os valores éticos e morais, fomentando a solidariedade e os cuidados com o ambiente escolar.
- Estimular o espírito de participação, respeitando as limitações e individualidade biológica, com ações motivadoras para o aumento da auto-estima;
- Desenvolver a imaginação criadora do aluno e a sua identidade lideraria;
- Desenvolver o espírito competitivo, cooperativo e o trabalho em equipe.
V - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Dia 09/08/12
1º ETAPA
- Trajeto em zigue – zague com cones
- Pulos alternados com 2 e 1 pé
- Saltando sobre as barreiras
- Passando sobre a ponte estreita
- Enchendo o balão e após estourando na cadeira com o bumbum.
A equipe que terminar o
circuito em menor tempo vence.
2º ETAPA
- Cada equipe correrá com a bola na mão direita e encostará a bola na grade da quadra e voltará com a bola na mão esquerda e entrega para o colega que fará o mesmo trajeto a equipe que terminar primeiro vence a 2º etapa.
Dia 16/08/12
3º ETAPA
- Trajeto em que o aluno treina o equilíbrio, a postura, a coordenação motora, desenvolvendo a lateralidade, orientação espacial e temporal, ao fim do trajeto deve tentar acertar a bola de basquete dentro de um bambolê que estará fixado com cordas nas grades do gol cada acerto é acrescido 10 pontos para a equipe, a equipe em que fizer o trajeto em menor tempo vence.
4º ETAPA
As equipes divididas em filas estarão com uma bola ao
sinal do apito, cada aluno deve passar a bola para o colega em movimentos alternados
por cima e por
·
baixo, até que todos tenham feito o movimento, e
o último ser o primeiro vence a equipe que fizer em menor tempo.
Dia 22/08/12
5º ETAPA
- Corrida do saco, estabelecido o percurso no chão com uma linha de partida e de chegada, ao sinal de partida cada um entra dentro do saco, segurando-o com as mãos e deslocam-se em direção ao integrante da equipe que estiver atrás da linha de chegada, a equipe que fizer em menor tempo vence.
6º ETAPA
- Bola na colher, cada participante terá que levar uma bolinha na colher para o companheiro de equipe que estará a uma distancia de 3 metros, a equipe que fizer em menos tempo vence.
Dia 23/08/12
7º ETAPA
- Duas colunas com números iguais de alunos. Colocam-se os dois cones, alguns metros à frente das colunas, com os dois chapéus de caubói em cima, por último, as gravatas preparadas para serem colocadas no pescoço (espaço que passe pela cabeça dos alunos). Os primeiros alunos de cada coluna estarão "montados" em seus cavalinhos de pau. Ao sinal da professora, se deslocarão até os seus cones, colocarão a gravata (sem apertar o nó), botando o chapéu na cabeça, e deverão voltar até o seu segundo colega da coluna. Após a troca (passam-se o cavalo, a gravata e o chapéu), aquele que recebê-los deverá ir até o cone, deixar o chapéu e a gravata, voltar em seu cavalo até o próximo colega; assim, sucessivamente, até chegar ao último. Estaremos melhorando a habilidade física, a lateralidade, promovendo socialização e descontração.
8º ETAPA
- Cada equipe montará dois quebra-cabeças, sendo no total quatro quebra-cabeças, lembrando que nesta etapa apenas dois alunos de cada equipe tocarão nas peças do quebra-cabeça os demais o ajudarão apenas indicando onde cada peça poderia ser colocada, vence a equipe que terminar em menor tempo.
9º ETAPA
·
As equipes divididas em filas estarão cada uma
com um bambolê ao sinal do apito, cada aluno deve passar o bambolê para o
colega em movimentos alternados por cima e por baixo, até que todos tenham
feito o movimento, e o último ser o primeiro vence a equipe que fizer em menor
tempo.
Dia 29/08/12
10º ETAPA
·
Duas colunas, a uma distância de quatro metros,
serão colocados nove bambolês alinhados como o jogo da velha ao sinal do apito
os alunos iniciais saem correndo e sentam dentro de um bambolê, ao sentar o
próximo de cada coluna corre e senta dentro de um bambolê, e assim
sucessivamente, com o objetivo de fazer o jogo da velha, vence a equipe que
tiver maior pontuação nesta etapa.
11º ETAPA
·
Duas colunas e um participante a frente de cada
coluna, como sendo o alvo a uma distância de três metros, ao sinal do apito
cada participante um a um lançará o arco em direção ao alvo. Será feito somente
um lançamento por participante. No final de todos os lançamentos conta - se o
número de arcos colocados em cada alvo. Ganha a equipe que conseguir o maior
número de arcos colocados no alvo.
12º ETAPA
Duas colunas e á uma distância de três metros serão
colocados dois objetos ( dois sapinhos de pelúcia), ao sinal da professora os primeiros de cada coluna saem correndo em
direção aos objetos pegam e voltam para entregar nas mãos
·
saem correndo em direção aos objetos pegam e
voltam para entregar nas mãos do participante seguinte. Este, por sua vez, sai
correndo, coloca o objeto no lugar que estava e volta para a coluna, batendo as
mãos nas mãos estendidas do participante seguinte. Feito isso, se dirige para o
final da coluna. E a atividade continua. Ganha a equipe que conseguir chegar
primeiro com o participante que iniciou a brincadeira.
13º ETAPA
·
Duas colunas, sendo que cada participante segura
com o braço esquerdo no ombro esquerdo do participante á frente, e com a mão direita
segura o pé direito, será posicionado uma cadeira para cada equipe á cada
coluna. Ao sinal da professora, cada coluna corre saltando somente com o pé
esquerdo contorna a cadeira e volta á posição inicial. Será vencedora a equipe
que conseguir chegar primeiro a posição de partida, sem desmanchar a centopéia.
14º ETAPA
·
Boliche, serão alinhados seis pinos em formação
triangular onde cada participante terá uma única chance para arremessar a bola
em direção aos pinos para derruba-los. A equipe que conseguir derrubar a maior
quantidade de pinos vence a décima quarta etapa.
Dia 30/08/12
15º ETAPA
·
Cada equipe apresentará uma coreografia,
escolhida e ensaiada pelos mesmos. A pontuação será válida para as equipes que
participarem desta etapa.
Ao fim da 15º etapa,
será feito o encerramento da gincana com muita música, danças, e coreografias
apresentadas aos alunos pela professora Elisângela Souto.
VI- RECURSOS MATERIAIS
Cones
|
Garrafa pet 2 l
|
Barbante
|
Eva
|
Cadeira
|
Balões
|
Bola de vôlei
|
Fita crepe
|
Bola de basquetebol
|
Bambolês
|
cordas
|
giz
|
Bola plástica
|
Quebra-cabeças
|
Bola pequena
|
Saco de plástico grosso
|
Colher de sopa
|
Cavalinho de madeira
|
chapéu
|
gravata
|
Sapos de pelúcia
|
Bola e Pinos de Boliche
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário